![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiytXGgfvNLs69qKkxCKCj4QXcrJh1QxkZzThNuqKMEAvUcTWGIjFSf9q0wpi-4-PD9w1hnq1ieZaqHFz2UaYu3p-iX_Bc98FYC9wqU0NqJjhyphenhypheniwIxWSe2a9cnMupmGWU4h-6pGdLiq9N8/s320/Guru.jpg)
O rapper norte-americano Guru morreu de câncer nesta segunda-feira (19), aos 43 anos, informa o site do semanário inglês "New Musical Express".
Guru, nascido em Boston e cujo nome verdadeiro era Keith Elam, fez parte nos anos 80 da dupla de rap Gangstarr, ao lado do DJ Premier. O grupo ficou conhecido pela mistura de elementos do rap e jazz. Após o fim da banda em 2003, Guru criou a gravadora 7 Grand Records com o produtor Solar.
O rapper também ganhou fama por seu projeto solo, cujo primeiro disco, "Jazzmatazz, Vol. 1", saiu em 1993. O disco ajudou a consolidar a mistura iniciada no Gangstarr e teve participações de jazzistas como Roy Ayers e Donald Byrd.
Segundo o site da revista norte-americana "Billboard", Guru sofreu uma parada cardíaca no começo de março e estava em coma.
Guru's Jazzmatazz - "State of Clarity"
Solar publicou no site especializado Allhiphop.com uma carta que teria sido escrita por Guru, na qual o rapper agradece o amor dos fãs e afirma que seu ex-parceiro Premier não poderá participar de tributos ligados ao nome Guru.
"Eu, Guru, escrevo essa carta para meus fãs, amigos e pessoas amadas ao redor do mundo", diz a carta. "Eu travei uma longa batalha contra o câncer, e a perdi. Sofri com essa doença por mais de um ano. Eu esgotei todas as opções médicas."
"Meu amigo leal, parceiro e irmão, Solar, ficou ao meu lado esse tempo todo. Solar e sua família são a minha família e espero que meus familiares, amigos e fãs respeitem isso. É o meu desejo que vale", diz Guru na carta.
Fonte: UOL
Guru - Foi uma da trilhas sonoras pra andar de skate que eu sempre gostei no walkman, Orlãndia, Superbox, Bueno e por fim o Firulla Skate Park...sentirei muitas saudades, pois é (era) um dos meus rappers favoritos!
R.I.P - GURU/GANGSTARR/JAZZMATAZZ
"take a look at your self"